Páginas

Pesquisar este blog

Powered By Blogger

"A EVOLUÇÃO SOCIAL BASEIA-SE NA EDUCAÇÃO".

"A EVOLUÇÃO SOCIAL BASEIA-SE NA EDUCAÇÃO".

"SEJA BEM VINDO!"

"Música antes de mais nada". (Paul Verlaine)

sábado, 3 de dezembro de 2011

MEUS TEMPOS DE PROFª DE GEOGRAFIA

Sempre procurei diversificar minhas aulas a ter que ficar presa a conteúdos e atividades de livros didáticos. Eis algumas atividades dos meus alunos de Geografia em 2007.
Parabéns pela criatividade!!!







domingo, 6 de novembro de 2011

TEXTO: "O GRITO"


o grito

Hoje me deu vontade de gritar!

Não para os imbecis inocentes como eu.

Não para os que trabalham e geram o lucro vasto à corrupção. Nem para os que honram compromissos inúteis que torneiam suas vidas bizarras de bons cidadãos.

Não quero gastar garganta com os que respeitam os humanos irrespeitáveis por suas origens dadivosas mas carater duvidosos.

Não vim inflar os pulmões aos palhaços eleitos ou coronéis jamais depostos. Seria inútil!

Nem inflamarei multidões contra os assassinos sem gravatas, sem moral e sem lei nesse país onde a justiça é uma piada.

De que me adianta falar alto com infelizes atropeladores de ciclistas ou estranguladores de crianças se o que direi ressoará no vácuo de suas mentes doentias que o Estado manterá impune ou punirá sem rigor?

Quero gritar aos que se escondem em suas mansões blindadas, vendo o mundo se deteriorar pelas janelas televisivas entre um click e outro no canal a cabo.

Chamo aos brados pelos que jantam nosso medo com orgulho de poderem pagar por sua ilusória proteção. Dos que desfilam com seus carros do ano sob nosso asfalto de injustiças e rejeitam os pedintes que, mais que dinheiro, pedem atenção.

Eu quero gritar para que os cegos vejam o que os canalhas do Congresso já se ensurdeceram de tanto ignorar. Para que os juristas creiam que leis não existem para serem mudadas mas sim aplicadas. Para que nossos comandantes, na maior parte burramente eleitos, reconheçam o valor de cada voto e façam por merecê-los.

Eu quero gritar para que minhas filhas possam crescer em silêncio. Para que possam admirar o que restar do meu país qdo o último salafrário pegar sua pasta e apagar a luz do Plenário. Para que se orgulhem da verdadeira ordem e que ela seja mais importante que qualquer progresso.

( Carlinha Bassan - 03/03/2011 - Extraído de: http://carlinhabassan.zip.net/ )




sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PENSAMENTO

Tu és como a tecla de um piano. Aparentemente és idêntica(o) às restantes, mas tornaste diferente pelo som que emites, pela tua maneira de ser e por isso, és insubstituível!




quarta-feira, 12 de outubro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

FILME: ORQUESTRA DOS MENINOS

Cinema nacional


Orquestra dos Meninos: Janeiro de 1995. Um jovem músico de 13 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano, a 150 km de Recife, é sequestrado. Os policiais acreditam que o responsável é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa). Com a acusação o trabalho realizado até então com a comunidade carente da cidade corre o risco de desaparecer.





segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TEXTO: "A CARROÇA VAZIA"


A CARROÇA VAZIA
Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou: - Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa? Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi: - Estou ouvindo um barulho de carroça. - Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia ...Perguntei ao meu pai: Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos? Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz. Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa: falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e, querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, Tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: "Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz..."



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

POR QUE ENSINAR MÚSICA?


Vivendo numa época como a atual, em que o ser humano não comanda seu próprio gosto, já que aquilo que consome e "admira" lhe é imposto compulsiva e compulsoriamente por uma indústria cultural que invade sua casa, coração e mente, torna-se infinitamente importante, mais que em qualquer época, o papel da educação.
Só ela poderá oferecer armas ao indivíduo para que ele possa "ler" o universo cultural que o cerca, permitindo compreendê-lo, a partir de uma visão crítica, não se tornando escravo dos maneirismos mercenários e simplórios dessa voraz e poderosa máquina.
O ensino musical na escola, e através dele, o acesso do jovem aos bens culturais, é a solução salvadora, na área da música para as próximas gerações.
                                                                                                      Maestro Júlio Medaglia

VÍDEO: MATEMÁTICA E MÚSICA


Pitágoras através de experiências com sons do monocórdio, efetua uma de suas mais belas descobertas, que dá à luz, na época, ao quarto ramo da matemática: a música.[...]

sábado, 10 de setembro de 2011

DESCANSO

"DESCANSE. UM CAMPO DESCANSADO DÁ UMA COLHEITA ABUNDANTE." Ovídio

quarta-feira, 6 de julho de 2011

'PROJETO SONHO MUSICAL" na mídia

“PROJETO SONHO MUSICAL”

Este Projeto está sendo desenvolvido na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Oraide Gomes de Miranda”, tendo iniciado no ano de 2010.
Seu sucesso está relacionado ao prazer pela música, congruente ao esforço da secretaria de educação e também pela diretoria da referida escola.
Os alunos são atendidos na própria escola, em horários opostos aos seus estudos normais, sendo o Projeto ministrado pela professora Marcelí Romais, onde são oferecidas duas oficinas de instrumentos musicais – violão e teclado.
Na medida da aprendizagem, os próprios alunos começam a fazer apresentações na própria escola, fazendo o interesse crescer pela procura na participação do Projeto.
Projetos com este direcionamento fazem com que, crianças e adolescentes, cresçam, diminuindo a ociosidade, trazendo um reflexo positivo nos bairros onde residem.

Confira esta matéria no jornal "O PEDREGULHO" ed.59 q encontra-se no site amopancas.com

quinta-feira, 16 de junho de 2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

segunda-feira, 14 de março de 2011

TEXTO: "NÃO ESTÁS DEPRIMIDO, ESTÁS DISTRAÍDO".



NÃO ESTÁS DEPRIMIDO, ESTÁS DISTRAÍDO

Distraído em relação à vida que te preenche, distraído em relação à vida que te rodeia: golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios...


Não caias como caiu teu irmão, que sofre por um único ser humano, quando existem 6,6 bilhões no mundo. Além de tudo, não é assim tão ruim viver só.


Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer e, graças à solidão, conheço-me_ o que é fundamental para viver!


Não faças o que fez teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o êxodo aos oitenta. Rubinstein interpretava Chopin com maestria sem igual aos noventa, para citar apenas dois casos conhecidos.


Não estás deprimido, estás distraído. Por isso, acredita que perdeste algo, o que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só fio de tua cabeça, portanto, não és dono de coisa alguma.


Além disso, a vida não te tira coisas, te liberta de coisas... alivia-te, para que possas voar mais alto, para que alcances a plenitude.


Do útero ao túmulo, vivemos numa escola; por isso, o que chamas de problemas, são apenas lições. Não perdeste coisa alguma!


Aquele que morre, apenas está adiantado em relação a nós, porque todos vamos na mesma direção. E não esqueças, que o melhor dele, o amor, continua vivo em teu coração. Não existe a morte, apenas a mudança.

E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, o Arcanjo Miguel, Whitman, Santo Agostinho, Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditava que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.

Faz apenas o que amas, e serás feliz. Aquele que faz o que ama está benditamente condenado ao sucesso, que chegará quando for a hora, porque o que deve ser será, e chegará de forma natural. Não faças coisa alguma por obrigação ou por compromisso, apenas por amor.


Então terás plenitude, e nessa plenitude, tudo é possível sem esforço, porque és movido pela força natural da vida, a mesma que me ergueu quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha; a mesma que me manteve vivo, quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.

Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu.. Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo. E só então poderá compartilhar a vida verdadeira com todos os outros.


Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos. Um único homem que não possuiu talento ou valor para viver, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos.

Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo.

E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas são positivas: se a doença ganha, liberta-te do corpo que é cheio de processos (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas...)


Se tu vences, serás mais humilde, mais agradecido...Portanto, facilmente feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante, profundamente, como deve ser.


Não estás deprimido, estás desocupado. Ajuda a criança que precisa de ti. Ela será sócia do teu filho. Ajuda os velhos e os jovens te ajudarão quando for tua vez. Aliás, o serviço prestado é uma forma segura de ser feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para os que virão.


Dá sem medida, e receberás sem medida. Ama, até que te tornes o ser amado; mais ainda, converte-te no próprio Amor. E não te deixes enganar por alguns homicidas e suicidas.


O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso. Uma bomba faz mais barulho que uma carícia, porém, para cada bomba que destrói, há milhões de carícias que alimentam a vida. Vale a pena, não é mesmo?


Se Deus possuisse uma geladeira, teria a tua foto pregada nela. Se ele possuisse uma carteira, tua foto estaria nela. Ele te envia flores a cada primavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã. Cada vez que desejas falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, mas escolheu o teu coração. Encara, amigo, Ele está louco por ti!


Deus não te prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva, porém Ele prometeu força para cada dia, consolo para as lágrimas e luz para o caminho.


"Quando a vida te der mil razões para chorar, mostra que tens mil e uma razões para sorrir"

texto de : Facundo Cabral



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011